Desvendando as Novas Habilidades de Português para o 9º Ano

Olá, colegas professores e professoras de Língua Portuguesa do 9º ano! Tudo bem por aí?

 

Sabemos que a avaliação do SAEB é um ponto crucial em nosso calendário e, como sempre, buscamos preparar nossos alunos da melhor forma possível. E, falando em preparação, que tal a gente dar uma olhada nas mudanças da Matriz Referencial do SAEB? A transição da matriz de 2001 para a de 2025 traz novidades que merecem nossa atenção e, claro, um bom bate-papo!

Meu objetivo aqui é descomplicar essas transformações, mostrando o que mudou e como essas atualizações podem inspirar nossas práticas em sala de aula. Vamos juntos entender essas evoluções e garantir que nossos alunos estejam super preparados para os desafios que vêm por aí!
 

 
Leitura: Aprofundamento e Expansão de Domínios
A dimensão de Leitura na matriz de 2025 expande significativamente o escopo e a profundidade da compreensão textual, que na matriz de 2001 era abordada de forma mais genérica.
 
 

1. Reconhecer (Matriz 2025 vs. Procedimentos de Leitura e Implicações do Suporte, Gênero e Enunciador – Matriz 2001)

  • H1. Identificar o uso de recursos persuasivos em textos verbais e não verbais: Este é um grande avanço, especificando a análise da intencionalidade persuasiva, que na matriz de 2001 estava implicitamente abordada no D5 (interpretar texto com auxílio de material gráfico). Agora, o foco recai sobre a persuasão e a multimodalidade do texto.
  • H2, H3, H5. Identificar elementos constitutivos de textos pertencentes ao domínio jornalístico/midiático, normativos, legais e/ou reivindicatórios, e de divulgação científica: A matriz de 2025 explicita a necessidade de trabalhar com gêneros textuais específicos e seus domínios, algo que era mais generalista no D12 (identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros) da matriz de 2001. Isso demanda uma abordagem mais focada nas características estruturais e funcionais de cada tipo de texto.
  • H4. Identificar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos: Esta habilidade aprofunda o que era visto nos D7 (identificar a tese) e D8 (estabelecer relação entre tese e argumentos) da matriz de 2001, enfatizando também os posicionamentos e sua explicitude.
 

2. Analisar (Matriz 2025 vs. Procedimentos de Leitura, Relação entre Textos, Coerência e Coesão, e Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido – Matriz 2001)

  • H6, H7, H8. Análise Literária Aprofundada: Enquanto a matriz de 2001 tinha o D10 (identificar o conflito gerador do enredo) focado no literário, a de 2025 exige uma análise mais rica: dos elementos constitutivos de textos literários (H6), da intertextualidade (H7) e da inferência de valores sociais, culturais e humanos (H8), promovendo uma leitura literária mais crítica e engajada.
  • H9. Analisar efeitos de sentido produzido pelo uso de formas de apropriação textual (paráfrase, citação etc.): Esta é uma habilidade completamente nova e específica, que aprofunda a compreensão de como diferentes vozes e textos interagem, algo apenas tangenciado no D20 (reconhecer diferentes formas de tratar uma informação) de 2001.
  • H10. Inferir informações implícitas em distintos textos: Direta correspondência e aprofundamento do D4 (inferir informação implícita) e D3 (inferir sentido de palavra/expressão) da matriz de 2001.
  • H11. Distinguir fatos de opiniões em textos: Evolução do D14 (distinguir um fato da opinião) de 2001, mantendo a relevância dessa distinção.
  • H12. Inferir, em textos multissemióticos, efeitos de humor, ironia e/ou crítica: Aprofunda o D16 (identificar efeitos de ironia ou humor) de 2001, mas com a crucial adição do trabalho com textos multissemióticos, refletindo a realidade da comunicação contemporânea.
  • H13, H14, H15. Análise Crítica do Discurso Jornalístico/Midiático: A matriz de 2025 introduz explicitamente a análise de marcas de parcialidade (H13), a relação temática entre diferentes gêneros jornalísticos (H14) e os efeitos de sentido decorrentes dos mecanismos de construção de textos jornalísticos/midiáticos (H15). Isso supera a abordagem mais ampla do D20 e D21 (reconhecer posições distintas) da matriz de 2001, demandando uma alfabetização midiática mais robusta.
 

3. Avaliar (Matriz 2025 – Novo Foco)

  • H16. Avaliar diferentes graus de parcialidade em textos jornalísticos:
  • H17. Avaliar a fidedignidade de informações sobre um mesmo fato divulgado em diferentes veículos e mídias: A seção “Avaliar” na dimensão de Leitura é completamente nova e representa um salto qualitativo. Ela exige do aluno não apenas a identificação ou análise, mas uma postura crítica de juízo de valor sobre a informação, a parcialidade e a veracidade, algo que a matriz de 2001 não trazia de forma explícita.
 

Análise Linguística/Semiótica: Linguagem em Uso e Argumentação

A dimensão de Análise Linguística/Semiótica na matriz de 2025 é muito mais robusta e funcional do que as abordagens fragmentadas de 2001, como “Coerência e Coesão” e “Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido”.
 
 

1. Reconhecer (Matriz 2025)

  • H18. Identificar os recursos de modalização em textos diversos: A matriz de 2025 traz um foco específico na modalização, ou seja, nos recursos que expressam a atitude do enunciador em relação ao conteúdo que veicula. Enquanto D17, D18 e D19 da matriz de 2001 abordavam o “efeito de sentido” de recursos expressivos, a modalização é um conceito linguístico mais delimitado e crucial para a compreensão da subjetividade no texto.
 
 
 

2. Analisar (Matriz 2025 vs. Coerência e Coesão, Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido, Variação Linguística – Matriz 2001)

  • H19. Analisar o uso de figuras de linguagem como estratégia argumentativa: Diferentemente do D16 (identificar efeitos de ironia ou humor) ou D17-D19 (reconhecer efeito de sentido de recursos expressivos) da matriz de 2001, a nova matriz eleva as figuras de linguagem a um patamar de estratégia argumentativa, exigindo que o aluno compreenda sua função persuasiva.
  • H20. Analisar os efeitos de sentido dos tempos, modos e/ou vozes verbais com base no gênero textual e na intenção comunicativa: Esta habilidade foca na funcionalidade dos verbos, superando uma mera identificação e exigindo a compreensão do porquê de certas escolhas verbais em determinados contextos comunicativos e gêneros.
  • H21. Analisar os mecanismos que contribuem para a progressão textual:
  • H22. Analisar os processos de referenciação lexical e pronominal: Essas duas habilidades expandem e aprofundam o D2 (estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições) da matriz de 2001, focando nos mecanismos de coesão e progressão, cruciais para a construção de sentido.
  • H23. Analisar as variedades linguísticas em textos: Evolução do D13 (identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor) de 2001, ampliando a visão para a diversidade das variedades linguísticas de forma geral.
  • H24. Analisar os efeitos de sentido produzidos pelo uso de modalizadores em textos diversos: Complementa a H18, focando agora na análise dos efeitos específicos que os modalizadores produzem.
 
 

3. Avaliar (Matriz 2025 – Novo Foco)

  • H25. Avaliar a adequação das variedades linguísticas em contextos de uso: Esta é uma nova habilidade de avaliação que vai além da simples identificação (D13 de 2001 ou H23 de 2025), demandando que o aluno julgue a adequação da linguagem em diferentes situações comunicativas, o que é essencial para a competência sociolinguística.
  • H26. Avaliar a eficácia das estratégias argumentativas em textos de diferentes gêneros: Também uma nova habilidade de avaliação, integrando e superando as habilidades de identificação de tese e argumentos (D7, D8) e distinção de fato/opinião (D14) de 2001, exigindo agora uma crítica sobre a efetividade da argumentação.
 

Implicações Pedagógicas para Professores do 9º Ano

  1. Foco em Gêneros e Domínios Específicos: Planejem atividades que explorem as particularidades de textos jornalísticos/midiáticos (notícias, reportagens, artigos de opinião), normativos (leis, estatutos, regimentos) e de divulgação científica.
  2. Multimodalidade e Persuasão: Integrem textos que combinem diferentes linguagens (imagens, infográficos, vídeos) e discutam explicitamente as estratégias persuasivas presentes neles.
  3. Leitura Crítica e Alfabetização Midiática: Desenvolvam a capacidade dos alunos de questionar informações, identificar vieses, analisar a parcialidade e avaliar a credibilidade das fontes, especialmente em tempos de desinformação.
  4. Análise Literária Aprofundada: Vão além da trama, explorando elementos constitutivos da narrativa, as relações intertextuais e os valores culturais veiculados nas obras.
  5. Gramática Funcional: Ensinem os recursos linguísticos (como modalizadores, tempos/modos verbais, coesão) em seu uso e função no texto, e não como elementos isolados.
  6. Argumentação Consistente: Trabalhem com a identificação de teses e argumentos, e, crucialmente, com a avaliação da eficácia dessas estratégias em diferentes textos.
  7. Variação e Adequação Linguística: Explorem a diversidade da língua e a importância de adequar o uso da linguagem ao contexto comunicativo.
 
Conclusão 

E aí, o que acharam dessas novidades? A Matriz de 2025 nos mostra que o SAEB quer alunos que não apenas leiam, mas que sejam verdadeiros detetives da linguagem: lendo criticamente, analisando cada detalhe e avaliando o mundo de informações que nos cerca. É um convite para formarmos jovens mais autônomos, conscientes e preparados para os desafios da comunicação no dia a dia.

Que essa análise inspire nossas aulas e nos motive a explorar ainda mais as riquezas da Língua Portuguesa! Se tiverem alguma dúvida ou quiserem trocar ideias, é só chamar. Estamos juntos nessa jornada!

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